01.A internet, assim como diversos recursos tecnológicos, possui características que a constituem:
I. A transposição das barreiras de tempo e espaço, possibilita que usuários que estão em distintas localidades e distintos horários possam realizar atividades coletivas.
II. Os hipertextos são uma forma linear e sequencial de leitura das informações, sendo utilizados somente nos primeiros anos da internet.
III. Multimídia é a interligação de tipos específicos de mídias. Ou seja, vídeos somente podem ser interligados com vídeos; textos somente podem ser interligados com textos.
Sobre as características da internet, estão corretas as afirmações:
I. A transposição das barreiras de tempo e espaço, possibilita que usuários que estão em distintas localidades e distintos horários possam realizar atividades coletivas.
II. Os hipertextos são uma forma linear e sequencial de leitura das informações, sendo utilizados somente nos primeiros anos da internet.
III. Multimídia é a interligação de tipos específicos de mídias. Ou seja, vídeos somente podem ser interligados com vídeos; textos somente podem ser interligados com textos.
Sobre as características da internet, estão corretas as afirmações:
Escolha uma opção:
02.De acordo com Coll e Monereo (2010), o desenvolvimento das tecnologias da comunicação pode ser estudado a partir de três etapas. Assinale a alternativa que indica essas etapas conforme a sua ordem de desenvolvimento:
Escolha uma opção:
03.O interesse no estudo das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) tem se destacado especialmente pela sua progressiva capacidade de representar e transmitir informações, inserindo-se em praticamente todos os âmbitos das atividades humanas:
I. Contribuem para o desenvolvimento de um novo e complexo cenário de relações globais, promovendo distintas formas de interação, comunicação e se fazer presentes nas relações sociais.
II. Possibilitam a utilização de sistemas de signos para representar uma determinada informação e transmiti-la.
III. Rompem definitivamente com as fronteiras de tempo e espaço e a troca de informações em nível planetário passou a ser uma realidade.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas relacionadas com o impacto das TDIC em nosso cotidiano:
II. Possibilitam a utilização de sistemas de signos para representar uma determinada informação e transmiti-la.
III. Rompem definitivamente com as fronteiras de tempo e espaço e a troca de informações em nível planetário passou a ser uma realidade.
Assinale a alternativa que contém as afirmativas relacionadas com o impacto das TDIC em nosso cotidiano:
Escolha uma opção:
04.Ao propor a integração das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) ao contexto educacional, a formação docente é apresentada como um dos elementos propulsores dessa relação. Santos (2015) aponta três elementos que devem ser considerados na formação docente:
I. Contribuir para a reflexão sobre a sua prática tecendo relação com campos teóricos, em que a teoria sobrepõe o campo prático.
II. Enfatizar o pensamento crítico, em que o professor possa analisar, questionar e ser responsável pelas propostas que utiliza.
III. Valorizar a profissionalização docente, por meio de melhores condições de trabalho, remuneração adequada, processos de avaliação e acompanhamento profissional.
Assinale a opção correta:
II. Enfatizar o pensamento crítico, em que o professor possa analisar, questionar e ser responsável pelas propostas que utiliza.
III. Valorizar a profissionalização docente, por meio de melhores condições de trabalho, remuneração adequada, processos de avaliação e acompanhamento profissional.
Assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
05.Como destacam Coll, Mauri e Onrubia (2010), apesar de as TDIC e da internet serem instrumentos que limitam as barreiras geográficas e temporais, possibilitando que a aprendizagem ocorra em praticamente qualquer contexto, “a verdade é que resulta extremamente difícil estabelecer relações causais confiáveis e passíveis de interpretação entre a utilização das TIC e o aperfeiçoamento da aprendizagem dos alunos em contextos complexos” (p. 29).
I. A integração das TDIC no contexto educacional exige a compreensão de que estas estão inseridas socialmente, a ponto de a fronteira entre o online e o offline ser apenas um tracejado.
II. A integração das TDIC no contexto educacional introduz outros modos de expressão dos pensamentos através da combinação de modalidades de comunicação com a hipermídia.
III. A integração das TDIC no contexto educacional envolve a alteração do pressuposto de que as TDIC são o principal instrumento para o avanço educacional, para um novo olhar em que o enfoque seja a modificação das práticas pedagógicas a partir das TDIC.
Em relação à integração entre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no contexto educacional, é correto afirmar que:
II. A integração das TDIC no contexto educacional introduz outros modos de expressão dos pensamentos através da combinação de modalidades de comunicação com a hipermídia.
III. A integração das TDIC no contexto educacional envolve a alteração do pressuposto de que as TDIC são o principal instrumento para o avanço educacional, para um novo olhar em que o enfoque seja a modificação das práticas pedagógicas a partir das TDIC.
Em relação à integração entre as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) no contexto educacional, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
06.A partir do entendimento de que o acesso às novas tecnologias e à internet são potencializadores da inserção na cultura digital, julgue os itens subsequentes:
I. A democratização da internet reverbera na necessidade de sobrepor barreiras, que, notoriamente, não estão relacionadas somente à infraestrutura ou ao acesso.
II. Em uma sociedade tecnológica, liberdades como a de expressão e de comunicação também incluem a possibilidade de acesso a meios como internet e seus produtos derivados.
III. As barreiras econômicas, sociais e geográficas são exemplos de desafios que impedem cidadãos de fazerem parte, de forma atuante, da cultura digital.
Assinale a opção correta:
II. Em uma sociedade tecnológica, liberdades como a de expressão e de comunicação também incluem a possibilidade de acesso a meios como internet e seus produtos derivados.
III. As barreiras econômicas, sociais e geográficas são exemplos de desafios que impedem cidadãos de fazerem parte, de forma atuante, da cultura digital.
Assinale a opção correta:
Escolha uma opção:
07.De acordo a Universidade Estadual do Maranhão, a relação entre a exclusão socioeconômica e a digital está apresentada na seguinte assertiva:
Escolha uma opção:
08.A integração das mídias e das TDIC na educação permite que conteúdos como questões de provas, texto, imagens, figuras e plataformas como o Portal do Professor, do Ministério da Educação, possam ser utilizados. Para isso, é necessário:
I. Que a formação de professores contemple o uso crítico das TDIC.
II. Valorizar a modificação de práticas pedagógicas ao invés de somente ofertar tecnologias e infraestrutura.
III. Que os recursos obtidos na internet sejam adequados ou alterados a fim de cumprir os objetivos de aprendizagem.
IV. Que a oferta de tecnologias e infraestrutura seja o principal fator para a modificação na qualidade educacional.
Com base no exposto, é correto afirmar que:
II. Valorizar a modificação de práticas pedagógicas ao invés de somente ofertar tecnologias e infraestrutura.
III. Que os recursos obtidos na internet sejam adequados ou alterados a fim de cumprir os objetivos de aprendizagem.
IV. Que a oferta de tecnologias e infraestrutura seja o principal fator para a modificação na qualidade educacional.
Com base no exposto, é correto afirmar que:
Escolha uma opção:
09.A disponibilidades de conteúdos educacionais digitais, em adesão com a formação de professores, infraestrutura, integração entre o currículo e as TDIC e políticas públicas de TIC na educação, dentre outros elementos, é fator “importante para o aprimoramento das práticas pedagógicas, originando maneiras novas ou renovadas de os alunos se apropriarem de conteúdos por meio das TIC”. (PESQUISA..., 2016, p. 152). Assim, os conteúdos digitais possuem dupla função:
I. Colaborar para que as práticas pedagógicas adotadas estejam cada vez mais condizentes com a realidade vivenciada pelos discentes.
II. Colaborar para que as práticas pedagógicas adotadas estejam cada vez mais condizentes com a realidade vivenciada pelos docentes e gestores pedagógicos.
III. Apropriação, de forma crítica e segura, dos recursos disponíveis na internet por meio das TDIC, a fim de que as práticas pedagógicas possam ser substituídas pelos recursos tecnológicos.
IV. Colaborar para que as práticas pedagógicas adotadas estejam cada vez mais condizentes com a realidade social, a fim de que as TDIC e a internet possam gradativamente substituir o papel do docente.
V. Apropriação, de forma crítica e segura, dos recursos disponíveis na internet por meio das TDIC.
A partir dessas assertivas é correto afirmar:
II. Colaborar para que as práticas pedagógicas adotadas estejam cada vez mais condizentes com a realidade vivenciada pelos docentes e gestores pedagógicos.
III. Apropriação, de forma crítica e segura, dos recursos disponíveis na internet por meio das TDIC, a fim de que as práticas pedagógicas possam ser substituídas pelos recursos tecnológicos.
IV. Colaborar para que as práticas pedagógicas adotadas estejam cada vez mais condizentes com a realidade social, a fim de que as TDIC e a internet possam gradativamente substituir o papel do docente.
V. Apropriação, de forma crítica e segura, dos recursos disponíveis na internet por meio das TDIC.
A partir dessas assertivas é correto afirmar:
Escolha uma opção:
10.Nos primórdios da internet, a interação entre os usuários e os conteúdos virtuais disponibilizados nessa rede era dificultada pela escassa existência de ferramentas de acesso à informação. Assinale a ferramenta que “permitia obter e acrescentar informação de e para qualquer computador conectado através da internet: HTTP, MTML, URI (mais tarde chamado de URL)” (CASTELLS, 2003, p. 18).
Escolha uma opção:
Postar um comentário