01.As vantagens e desvantagens do modelo de ensino sala de aula invertida.
O modelo de ensino das salas de aula invertidas propõe que o ensino seja encarado de uma forma diferente: os alunos absorvem o conteúdo passivamente em casa, por meio de livros e aulas gravadas, realizam atividades em grupo e resolvem exercícios em sala de aula. Essa inversão está sendo implantada em salas de aula de todos os graus de educação.
O flipped classroom traz uma nova possibilidade de disponibilização de informações para que os alunos apresentem certo conhecimento prévio dos conteúdos que serão discutidos em aula. O objetivo é enriquecer as discussões e garantir maior engajamento dos alunos, utilizando as tecnologias disponíveis.
Sobre esse modelo, é correto afirmar que:
I. O flipped classroom, também conhecido como sala de aula invertida, é uma estratégia de b-learning que mescla os modelos presencial e virtual. Oferece, então, ao aluno a possibilidade de acesso ao conteúdo da aula, antes mesmo que ela aconteça.
II. Flipped classroom (ou sala de aula invertida) é um modelo que tem suas raízes no ensino híbrido. O ensino híbrido (misturado, combinado, mesclado), conhecido como Blended Learning ou b-learning, teve seu conceito desenvolvido a partir de experiências e-learning.
III. Os primeiros estudos sobre ele foram realizados por Bergmann, na Universidade de Harvard, nos anos 1880. O autor afirmou, à época, que “[...] o computador em breve seria parte integral da educação”.
IV. A sala de aula invertida prevê o acesso ao conteúdo antes da aula pelos alunos e o uso dos primeiros minutos em sala para esclarecimento de dúvidas, de modo a sanar equívocos antes de os conceitos serem aplicados nas atividades práticas mais extensas no tempo da aula.
É correto o que se afirma em:
02.Aprendizagem social: como ela pode revolucionar sua empresa?
As organizações estão cada vez mais conscientes de que, sem pessoas capacitadas, não há inovação nem bons resultados nos projetos executados. Nesse contexto, a aprendizagem social surge como uma proposta de ensinar as competências aos colaboradores de forma orgânica e comunitária.
A seguir, há 3 dicas para aplicar a aprendizagem social no seu processo de educação corporativa.
1. Entenda a aprendizagem social;
2. Utilize a aprendizagem social via web 2.0;
3. Proporcione a aprendizagem social no ambiente físico.
Fonte: https://impulse.net.br/aprendizagem-social-dicas/
A aprendizagem social é descrita como qualquer aprendizagem que é desencadeada ou sustentada por algum tipo de interação com outras pessoas. Não se limita às interações através das mídias sociais, uma vez que, com ela, um ou outro indivíduo pode aprender ou todo o grupo pode fazê-lo. Sobre esse espectro de aprendizagem, é correto afirmar que:
I. Alguns relacionamentos são profundos e contínuos, ao passo que outros são fugazes e utilitaristas, mas todas essas interações resultam na aprendizagem de um, ambos ou todos os participantes.
II. É importante notar que, na atividade de trabalho, colaborando, trabalhando juntos, a dinâmica muda.
III. Aprender enquanto faz, permite aos alunos e desenvolvedores cocriar conhecimento, ajustar habilidades e definir práticas.
IV. Ao trabalhar em conjunto, a distinção entre desenvolvedor e aluno normalmente é muito clara.
É correto o que se afirma em:
03.Além da motivação; intenção; atenção; autoconsciência; engajamento; relacionamentos; espaço e tempo como pilares que contribuem para a aprendizagem autodirigida e significativa, para que o aprendizado significativo aconteça, é importante observar também as estratégias de atenção, relevância, confiança e satisfação.
Avalie as afirmativas a seguir com base nas estratégias descritas por Ally (2004, p. 421) e, em seguida, classifique-as em (V) verdadeiro e (F) falso:
( ) Atenção: oferecer uma atividade inicial envolvente para desenvolver o processo ensino-aprendizagem;
( ) Relevância: assegurar ao aprendiz que ele obterá êxito nas atividades mediante organização do material do simples para o complexo, do conhecido para o desconhecido, informar o que se espera da lição, manter o acompanhamento e o estímulo;
( ) Confiança: esclarecer a importância da lição, mostrar que esta pode ser benéfica quando utilizada em situações da vida real, ajudar a contextualizar a aprendizagem, tornando-a mais significativa de maneira a manter o interesse dos alunos;
( ) Satisfação: fornecer feedback de desempenho, estimular a aplicação do conhecimento na vida real.
Assinale a sequência correta:
04.Cada vez mais, a sala de aula precisa se adaptar a rotinas ligadas à tecnologia. O Ensino Híbrido envolve a utilização das tecnologias com foco na personalização das ações de ensino e de aprendizagem, apresentando aos educadores formas de integrar tecnologias digitais ao currículo escolar. Além disso, essa abordagem apresenta práticas que integram o ambiente online e presencial, buscando que os alunos aprendam mais e melhor!
Com base nos seus estudos sobre o Ensino Híbrido, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. O modelo híbrido é bastante popular na educação superior e no domínio da formação, já que permite que os instrutores deem continuidade à prática da instrução em sala de aula com a qual estão familiarizados e sentem-se confortáveis acrescentando o quanto de tecnologia desejarem.
Porque
II. As tecnologias permitem a documentação e catalogação das lições; a criação de componentes intercambiáveis de instrução e asseguram que diferentes provedores de cursos possam trocar dados, como os relativos ao registro e ao desempenho dos alunos.
Assinale a alternativa correta:
05.Como as diferentes gerações aprendem.
Diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile aposta no chamado “aprendizado sem costuras” como melhor forma de ensinar os jovens da geração Z.
Se antigamente uma nova geração era formada a cada 25 anos, hoje os saltos geracionais acontecem a cada década. Enquanto a geração X é composta por pessoas que nasceram entre 1960 e 1980, após o chamado Baby Boom das décadas de 1920 e 1940 nos Estados Unidos, a Geração Y compreende aqueles que nasceram entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 1990, e a geração Z abarca os jovens nascidos entre 1992 e 2010. Esse tipo de contagem tornou-se importante desde que se passou a aceitar que o momento socioeconômico e histórico influencia diretamente o comportamento dos indivíduos. Ou seja, diferentes períodos da história têm impacto sobre a forma como jovens e adultos consomem, trabalham e aprendem.
“Os jovens de hoje, da chamada geração Z, usam muito bem as tecnologias e podem prescindir da educação formal. Para eles, empreender alguma coisa não está relacionado a estudar; eles constroem carreiras flexíveis, podendo entrar e sair do mercado de trabalho a qualquer momento.” A análise de Oscar Jerez Yañez, diretor do Centro de Ensino e Aprendizagem da Universidade do Chile, retrata bem a constatação de que diferentes gerações de jovens aprendem de formas distintas, e de que para acompanhar as mudanças geracionais o ensino também deve ser mais maleável.
Fonte: http://www.revistaeducacao.com.br/como-diferentes-geracoes-aprendem
Jung e Felder são alguns autores que abordaram os estilos de aprendizagem. Cada um deles, dentro dos seus estudos e com base em suas concepções, levantou questionamentos e reflexões sobre o modo como as pessoas aprendem.
Para Jung, por meio da oposição de abordagens perceptivas, é possível compreender alguns estilos psicológicos.
Sobre os estilos defendidos por Jung, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiras e (F) falsas:
( ) Intuição: volta-se mais para o futuro, aos padrões e às possibilidades. Normalmente procura buscas inovadoras e teóricas, pois estas exercem certo fascínio. Costuma fazer inferências a partir de um contexto, construindo bons modelos nos quais apoia suas ideias e produções. Costuma estruturar seu próprio treinamento com facilidade. Não é muito preciso, razão pela qual pode perder detalhes importantes. De modo geral, apresenta complexidade excessiva nos seus discursos.
( ) Introversão: volta-se ao mundo exterior e às coisas. Manifesta interesse por pessoas e eventos. Precisa de estímulo externo para engajar-se em situações de aprendizagem. Costuma arriscar-se.
( ) Extroversão: volta-se para o seu mundo interior, suas ideias e suas impressões. Tem preferência por atividades individuais e não prioriza relacionamentos interpessoais. Manifesta grande concentração e autossuficiência. Precisa de um tempo para pensar antes de expressar-se. Normalmente não se arrisca.
( ) Pensamento: volta-se mais ao presente e às informações obtidas por meio dos seus sentidos. Interage com o mundo de forma prática. Normalmente é sistemático, detalhista e gosta de observar fenômenos bem de perto. Necessita de situações de aprendizagem estruturadas, com sequência clara e objetiva.
A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:
06.Motivação de aluno pode vencer barreira social, afirma estudo.
Não parece haver dúvidas de que jovens motivados podem ter melhores resultados na escola. Mas um estudo com informações do Pisa, a avaliação internacional de aprendizagem, indica que alunos com grau mais elevado de boas atitudes e motivações podem superar barreiras socioeconômicas.
Nas estatísticas internacionais, o nível socioeconômico dos alunos é uma das variáveis mais influentes no sucesso educacional.
A motivação é um dos principais fatores de sucesso para a aprendizagem. Sobre esse importante fator, avalie as afirmativas a seguir e classifique-as em (V) verdadeiras e (F) falsas:
( ) Fazer com que as pessoas acreditem que o aprendizado as ajudará a fazer algo que produza um resultado que elas valorizem.
( ) Apresentar a alguém estímulos e incentivos que favoreçam determinado tipo de conduta.
( ) Despertar o interesse do aluno e envolvê-lo, de modo apropriado, para tornar a aprendizagem mais eficaz.
( ) Reunir informações sobre seus alunos para ter ideia do grau de motivação que eles têm para aprender o conhecimento e as habilidades que estão no centro do ambiente de aprendizagem que você está projetando.
A sequência correta de classificação, de cima para baixo, é:
07.De acordo com Lombardozzi (2015), a aprendizagem está organizada em alguns pilares que devem ser levados em consideração no desenvolvimento de ambientes de e-learning.
Com base nos pilares de aprendizagem que estudamos, correlacione as colunas a seguir:
A sequência correta de correlação, de cima para baixo, é:
08.Um plano de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem não pode ser engessado. Ele precisa ser flexível e levar em consideração a avaliação e a manutenção das possíveis necessidades.
Sobre o plano de desenvolvimento de ambientes de aprendizagem, discutido por Lombardozzi (2015), é correto afirmar que:
I. Ao documentar um plano, leve em conta as necessidades dos patrocinadores e das partes interessadas, criando um pequeno documento que esboce uma imagem que servirá de inspiração para a sua imaginação e abordará quaisquer preocupações que você antecipe.
II. Os elementos do plano devem ser construídos e servir de quadro para a comunicação. As primeiras quatro partes – objetivos de negócios e contexto de atuação; propósito; descrição do aluno; e tópico e escopo – resumem sucintamente o projeto a fim de que você possa recrutar pessoas para planejar e curar.
III. Adicionar uma lista de componentes e conceituar como eles precisam ser organizados dá uma visão ainda frágil das necessidades dos alunos e do modo de trabalho que você pode precisar, para ter ajuda na montagem ou na prototipagem do ambiente.
IV. Adicionar o esboço ou o protótipo à sua documentação o coloca em condições de obter suporte para os recursos adicionais que podem ser necessários para que o ambiente se concretize.
É correto o que se afirma em:
09.Como inovar sua instituição de ensino com tecnologia educacional?
Desde a invenção do quadro negro, passando pelo fotocopiadora e pelo videocassete, o foco da tecnologia em sala de aula vinha sendo a apresentação da informação. No século 21, em razão da disseminação de computadores e programas interativos, o desafio atual é fazer com que os métodos de aprendizagem se adaptem de acordo com a evolução da tecnologia educacional.
Usar a tecnologia a favor da educação é promover maior desenvolvimento socioeducativo e acesso à informação.
Assim como grande parte da população vem optando por ver filmes em casa através da internet em vez de ir ao cinema, muitos alunos estão ponderando da mesma forma ao pensarem em estudar.
Você não precisa mudar radicalmente o seu método de ensino presencial para a modalidade a distância; existem diversas maneiras de equilibrar isso, como adicionar matérias on-line à grade curricular de um curso presencial, por exemplo.
Muitas vezes alguns alunos não têm a disponibilidade para frequentar as aulas todos os dias da semana. Com essa opção, ele poderia ajustar suas aulas aos seus horários de acordo com sua rotina, mesclando sua grade com matérias presenciais e on-line para melhor atendê-lo.
Um dos benefícios encontrados na tecnologia educacional é a possibilidade de mensuração do aproveitamento, com as análises de acesso do usuário, facilitando o acompanhamento individual do aluno e avaliando a fundo o ensino.
Fonte: https://www.edools.com/tecnologia-educacional/
O e-learning se apropria em diferentes recursos tecnológicos, buscando a aprendizagem significativa. Para tanto, é correto afirmar que:
I. Busca alinhar o conhecimento pedagógico com o conhecimento tecnológico como uma das principais estratégias de sucesso para o modelo.
II. Compreende que a educação passou por grandes transformações, mas que métodos tradicionais devem ser preservados, principalmente para que o professor consiga repassar os conteúdos.
III. Ignora as necessidades históricas, sociais e cognitivas dos alunos, pois entende que essa não é a função social da escola.
IV. Entende que o estudo das teorias de aprendizagem é importante, mas não fundamental aos processos de ensino e de aprendizagem, pois a tecnologia direciona a aprendizagem.
É correto o que se afirma em:
10.De acordo com Vygotsky (2016, p. 98), “aquilo que é zona de desenvolvimento proximal hoje será o nível de desenvolvimento real amanhã – ou seja, aquilo que uma criança pode fazer com assistência hoje, ela será capaz de fazer sozinha amanhã”. A zona de desenvolvimento proximal é:
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