Vetores
Conceitos novos são criados na Física quando as ferramentas utilizadas para traduzir os fenômenos se tornam inadequadas ou ineficientes.
Isaac Newton, ao desenvolver seus estudos de Mecânica, chegou a um ponto que a Matemática disponível não era suficiente para traduzir as leis físicas que ele estava descobrindo e ele teve que “inventar" uma Matemática nova que foi o Cálculo Diferencial e Integral que é estudado nas universidades.
Isso também ocorreu na Cinemática, na descrição de um movimento não retilíneo.
Quando um carro descreve uma curva em movimento uniforme ele deve estar sujeito à ação de uma força e, portanto, ele deve ter uma aceleração e sua velocidade deve estar variando de alguma maneira.
Houve então a necessidade de associar à velocidade do carro uma orientação, isto é, uma direção e um sentido e surgiu um novo ente matemático, isto é, uma nova personagem nos estudos da Física: o vetor.
1. Introdução
Para estudar as grandezas escalares, usamos o conjunto dos números reais.
Para estudar as grandezas vetoriais, necessitamos de um outro conjunto cujos elementos admitam os conceitos de módulo (ou valor numérico), direção e sentido. Tais elementos são chamados de vetores.
Assim, os vetores vão representar as grandezas vetoriais.
Não confunda a grandeza vetorial com o elemento matemático que a representa e que é o vetor.
O vetor é simbolizado geometricamente por um segmento de reta orientado; a direção e sentido do segmento orientado são os mesmos da grandeza vetorial e a medida do segmento orientado é proporcional à intensidade da grandeza vetorial.
Na figura, o vetor representa uma força horizontal e dirigida para a direita; o vetor representa uma força vertical e dirigida para cima.
Como o segmento orientado OA tem medida duas vezes maior do que o segmento orientado OB, então a intensidade da força é duas vezes maior do que a intensidade da força .
A intensidade da grandeza vetorial pode ser simbolizada por F ou ||.
No caso, temos: F1 = 2F2 ou | | = 2 ||.
O vetor que representa a grandeza vetorial pode ser simbolizado pela notação de segmento orientado ou por uma “diferença" entre o seu ponto extremidade e o seu ponto origem:
Se uma força de 10N for representada por uma flecha
de 1,5cm, uma outra que tenha intensidade 20N será representada por uma flecha
de 3,0cm de comprimento (em escala).
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2. Operações com vetores
Adição de dois vetores
Consideremos duas grandezas vetoriais, e , representadas pelos vetores e .
Para somarmos as grandezas vetoriais, e , devemos somar os vetores e e obtermos o vetor soma ou resultante que vai representar a grandeza vetorial resultante.
A soma de vetores é feita pela regra do paralelogramo ou pela regra do polígono.
Regra do paralelogramo
- Representam-se os dois vetores a partir de uma mesma origem arbitrária O;
- Da extremidade de , traça-se uma reta paralela a ;
- Da extremidade de , traça-se uma reta paralela a ;
- Na intersecção das retas paralelas traçadas, temos o ponto C;
- O vetor resultante é o vetor (vetor soma)
Regra do polígono
- Escolhemos um ponto O qualquer para começarmos o polígono;
- A partir de O, colocamos o vetor que representa ;
- A partir da extremidade A desse vetor, colocamos o vetor que representa ;
- O vetor resultante (vetor soma) é o vetor que fecha o polígono, isto é, sua origem é o ponto O e sua extremidade é a extremidade do último vetor representado (C).
3. Determinação do módulo do vetor resultante
Sendo a adição de vetores feita pela regra do paralelogramo, o módulo do vetor resultante pode ser calculado pela aplicação da lei dos cossenos no triângulo OAC.
Note que o módulo do vetor resultante depende do ângulo a entre os vetores que foram adicionados.
Em particular:
(1) Quando a = 0, temos:
e o vetor resultante tem módulo máximo;
(2) Quando a = 180°, temos:
(supondo-se | | > | |) e o vetor resultante tem módulo mínimo;
(3) Quando a = 90°, o cálculo de | | recai no teorema de Pitágoras.
Do exposto concluímos que, para qualquer valor de a com | | > | | , temos:
Nota: a unidade de força no S.I. é chamada newton e simbolizada por N.
Exemplificando, com | | = 4,0N e | | = 3,0N:
4,0N – 3,0N £ | | £ 4,0N + 3,0N
Para a = 90°, temos:
Para a = 60°, temos:
4. Adição de N vetores
Para somarmos vários vetores, é mais simples usarmos a regra do polígono.
Escolhemos um ponto qualquer (0) para começarmos o polígono. A partir de 0 colocamos o vetor que representa ; a partir da extremidade A desse vetor, colocamos o vetor que representa a partir da extremidade B desse vetor, colocamos o vetor que representa e assim sucessivamente. O vetor soma é o vetor que fecha o polígono, isto é, sua origem é o ponto 0 e sua extremidade é a extremidade do último vetor representado.
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Exercícios propostos
1. (MODELO ENEM) – A Física está presente em quase todos os momentos de nossa vida. Como exemplo, temos os movimentos, as forças, a energia, a matéria, o calor, o som, a luz, a eletricidade, os átomos etc. No estudo de tais fenômenos, falamos das grandezas escalares e das grandezas vetoriais. São exemplos de grandezas escalares:
a) comprimento, velocidade e peso.
b) quantidade de movimento, tempo e distância.
c) aceleração, campo elétrico e deslocamento.
d) tempo, temperatura e campo magnético.
e) energia, corrente elétrica e massa.
2. (MODELO ENEM) – Um avião tem velocidade com módulo 500km/h, direção horizontal e sentido para a direita.
Um corpo tem peso com módulo 100 N, direção vertical e sentido para baixo. A massa de uma pessoa vale 80 kg. Assinale a opção que classifica corretamente as grandezas citadas como escalares ou vetoriais.
a) velocidade: vetorial; peso: vetorial; massa: vetorial.
b) velocidade: escalar; peso: vetorial; massa: escalar.
c) velocidade: escalar; peso: escalar; massa: escalar.
d) velocidade: vetorial; peso: escalar; massa: vetorial.
e) velocidade: vetorial; peso: vetorial; massa: escalar.
3. (OLIMPÍADA COLOMBIANA DE FÍSICA) – A figura mostra um sistema de seis forças aplicadas em uma partícula. O lado de cada quadrado na figura representa uma força de intensidade 1,0N.
Determine o módulo da força resultante do sistema.
4. (ACAFE-SC-MODELO ENEM) – Em um desafio de conhecimento científico, é apresentado um hexágono regular de lado 2cm e sobre dois de seus lados se encontram dois vetores deslocamentos de igual intensidade, como indica a figura.
A alternativa correta que indica a intensidade da soma, em cm, desses dois vetores é:a) 1
b) 2
c) 4
d) 5
e) 8
5. Duas forças constantes, e , têm direções perpendiculares e módulos F1 = 5,0N e F2 = 12,0N.
b) Descreva e represente na figura como deverá ser uma terceira força para que a resultante entre , e seja nula. Use na resposta a regra do polígono para somar vetores.
Grandezas vetoriais:
Gabarito
1. RESOLUÇÃO:
1) Deslocamento:
2) Velocidade:
3) Aceleração:
4) Força:
5) Impulso: = . Dt
6) Quantidade de movimento: (momento linear) = m
7) Campo elétrico:
8) Campo magnético:
Resposta: E
2. RESOLUÇÃO:
Velocidade e peso são grandezas vetoriais por que têm direção e sentido.
Massa é grandeza escalar porque tem apenas intensidade.
Resposta: E
3. RESOLUÇÃO:
(1) + + = (Polígono de forças fechado)
regra do polígono |
+ =
=
|| = 3,0N
Resposta: 3,0N
4. RESOLUÇÃO:
|| = 2cm
Resposta: B
5. RESOLUÇÃO:
a)
b)
|| = | + |
|| = 13,0N
A força deverá equilibrar a resultante entre e e, portanto, deve ter o mesmo módulo, a mesma direção e sentido oposto.
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