01.“A tecnologia emergente oferece aos educadores oportunidades sem precedentes para aumentar ou oferecer cursos em formatos inovadores. A World Wide Web, e-mail, fóruns de discussão, salas de chat e mensagens instantâneas são os serviços oferecidos na internet que promovem discussões e aprendizagens para além das paredes da sala de aula. Uma das ferramentas tecnológicas utilizadas pelos professores é a sala de aula virtual, que assume a comunicação como parte integrante do processo global de colaboração.” Em relação a esse tema, analise as afirmativas abaixo, preencha as lacunas em branco e escolha a alternativa correta de acordo com a sequência:
I) Na comunicação _______________________, os participantes não precisam estar disponíveis ou on-line ao mesmo tempo.
II) ____________ é uma ferramenta que permite aos participantes criarem e entrarem nas salas on-line, dentro da qual se comunicam em tempo real.
III) São exemplos de comunicação________________________: e-mail, blogs, mensagens de texto e fóruns.
IV)A comunicação ________________ é aquela que acontece em tempo real, quando todos estão on-line e disponíveis ao mesmo tempo.
V) As salas de aulas virtuais são basicamente uma aplicação de ____________ ou _____________ oferecidas pelas instituições com acesso concedido a estudantes matriculados em um curso.02.A educação multicultural é uma estratégia para fazer cumprir o multiculturalismo e é definida como uma abordagem que liga raça, língua, cultura, gênero, e, até a estratificação social ao currículo escolar. além disso, a abordagem centra-se em experiências culturais dos alunos, para que eles possam ver a si mesmos dentro de currículos multiculturais e se preparem para viver em uma sociedade diversificada.
Sobre o uso das tecnologias no ensino multicultural, é correto afirmar que:
I- Ferramentas de ensino baseadas na web aumentaram a interação entre alunos e professores e facilitaram as discussões sobre questões multiculturais.
II- A tecnologia permitiu que os alunos encontrassem facilmente materiais e informações multiculturais relevantes.
III- Para os professores, a tecnologia se transformou em um meio de investigar as condutas dos alunos nas redes sociais e nos fóruns de discussão para promover justiça social.
Estão corretas:
03.Leia as afirmativas abaixo sobre as seis teorias a serem aplicadas na aprendizagem por tecnologias móveis e assinale a alternativa com a sequência correta de cima para baixo:
( ) Aprender com atividades que promovam a aprendizagem como uma mudança de ações refere-se à aprendizagem behaviorista;
( ) Aprender com atividades nas quais os alunos constroem ativamente novas ideias ou conceitos baseados em ambos os seus conhecimentos: prévio e atual, diz respeito à aprendizagem construtivista.
( ) Aprender com atividades que promovam a aprendizagem por meio da interação social refere-se à aprendizagem construtivista.
( ) Atividades que suportam a aprendizagem fora de um ambiente dedicado e currículo formal, diz respeito à aprendizagem situada.
( ) Atividades que ajudem na coordenação de alunos e recursos para atividades de aprendizagem refere-se à aprendizagem e suporte de ensino.04.Considerando que “Andragogia é a arte e a ciência de ajudar os adultos a aprenderem e que a essência desse princípio é baseada na premissa de que os adultos aprendem de forma diferente do que as crianças”, reflita sobre as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta:
05.De acordo com Leontiev e Vygotsky, teoria da atividade é uma visão sociocultural e socio histórica e autorregulada através da qual podemos analisar as atividades humana. Centra-se sobre a interação da atividade humana e sua consciência dentro de seu contexto social e histórico.
Sobre os benefícios do uso da teoria da atividade para estudar a eficácia da integração da tecnologia nas salas de aula, é correto afirmar que:
I- A estrutura fornecida pela teoria da atividade para estudar esse impacto permite uma compreensão maior da interação entre professores, contexto, estudantes e seu ambiente.
II- A teoria da atividade fornece um método holístico para explicar a integração da tecnologia.
III- A teoria da atividade é aplicada isoladamente entre os agentes e objetos.
Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
06.Sobre Blended Learning discutido na disciplina, é correto afirmar que:
I – Blended learning é uma modalidade de ensino que combina a aprendizagem face a face com a aprendizagem mediada pela Internet. A adoção dessa modalidade de aprendizagem requer o redesenho de cursos e a redução do tempo gasto em sala de aula. Tais cursos não eliminam completamente a sala de aula, apenas reduzem a sua ocorrência.
II – Apenas o uso de tecnologias da internet para entregar uma ampla variedade de soluções aumenta o desempenho e a aprendizagem do aluno.
III - Blended learning também pode ser usado como uma estratégia para ajudar os alunos, professores e administradores a ajustar a aprendizagem on-line e a distância.
07.Embora o pensamento crítico seja tradicionalmente pensado como um processo imparcial, existem elementos subjetivos dentro do processo de pensamento que podem adicionar significados para a interpretação dos eventos. Neste contexto, avalie as assertivas A e B sobre o pensamento crítico.
A- O pensamento crítico exige uma análise da validade de um argumento, bem como a capacidade de antecipar possíveis consequências.
B- Não necessita de uma análise que justifica a aceitação de uma ideia e determina uma ação.
Com base na análise das assertivas anteriores, pode-se afirmar que:
08.Leia as afirmativas abaixo sobre Blended Learning, assinale verdadeiro ou falso e escolha a alternativa com a sequência correta de cima para baixo.
( ) Blended Learning pode ser definido como um programa de educação formal que mescla momentos em que o aluno estuda os conteúdos e aprende usando recursos on-line, e outros em que o ensino ocorre em uma sala de aula, podendo interagir com outros alunos e com o professor.
( ) Dentre os benefícios trazidos pelo Blended Learning estão: programação flexível, diminuição das exigências de espaço, estratégia de ajustamento acadêmica, vários métodos de ensino, vários estilos de aprendizagem e habilidades de alfabetização do século XXI.
( ) O Blended Learning não admite interações presenciais.
( ) Com o Blended Learning, estudantes e professores ganham maior flexibilidade de programação, variedade de métodos de ensino e oportunidades de interação.
( ) No Blended Learning, é importante ter uma comunicação frequente entre professor e alunos para saber o que funciona e o que não funciona, pois as atividades que o aluno pode realizar on-line e na sala de aula variam de acordo com a proposta a ser implantada, criando diferentes possibilidades para essa abordagem pedagógica.09.De acordo com o modelo de aprendizagem ativa discutido na disciplina, avalie as assertivas A e B abaixo:
A- Os alunos constroem seus próprios conhecimentos através de interação com os pares, trabalhando em atividades cuidadosamente construídas.
B- A fundamentação sócio-histórica da aprendizagem, enfatiza que os seres humanos constroem o seu conhecimento a partir da sua imersão e interação no contexto social, histórico e cultural.
Com base na análise das assertivas anteriores, pode-se afirmar que:
إرسال تعليق