Geraldo dos Reis Souza





  Disponível em: <https://ceduc.unifei.edu.br/noticias/>semana-de-formacao-docente-voltada-ao-trabalho-com-disciplinas-remotas-durante-o-rte/. Acesso em: 09 de jan.2022. 


1 Introdução


Há muita discussão sobre inovação. Principalmente no mundo atual em que vivemos, a velocidade das informações nos permite entender rapidamente o que está acontecendo no mundo. Embora nos remetessem às tecnologias quando pensamos em inovação, inovar não significa necessariamente, fazer uso delas. No entanto, é contraditório separar esses dois termos.

A inovação é um conceito que não está apenas intimamente relacionado com as empresas, mas também exige pensar na inovação na educação.

Os atuais alunos do ensino fundamental são nativos digitais e têm acesso mais fácil à tecnologia do que as gerações anteriores. Podemos dizer que eles têm se "conectado” o tempo todo e fazem uso das tecnologias, principalmente para diversão. Apresentam dificuldade em assistir uma aula como meros ouvinte, visto que precisam estar sempre “informados” do que acontece fora da sala de aula, na maioria das vezes através de redes sociais.

Essa pesquisa se classifica como uma revisão de literatura realizada de forma exploratória a partir de uma abordagem qualitativa de material previamente selecionado a partir da utilização dos descritores. Quanto ao método, para verificar as contribuições nessa perspectiva, entendemos que os professores precisam desenvolver as habilidades e competências para usar as TICs na sala de aula. Essas novas práticas de ensino foram acompanhadas por novas teorias de aprendizagem, tanto umas como outras, não são consensualmente aceites. É importante ressaltar que refletir sobre a prática docente também requer questionar o papel do professor, que tem significado histórico no processo de ensino. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo desenvolver um leque de habilidades e competências no uso de tecnologias emergentes em sala de aula, propõe ações de formação para professores que utilizam essas tecnologias em ambiente escolar, para “subsidiar diferentes práticas pedagógicas, de forma que seus usuários possam constituí-lo como um espaço rico em descobertas por meio da interatividade.”


2 Tecnologia da Informação e Comunicação e educação no Brasil: uma realidade histórica e atual


A relação entre TICs e educação no Brasil tem uma longa história porque se refere ao período anterior ao uso de computadores, tablets, telefones celulares, etc., tal como acontece nos dias atuais. Por exemplo, foi mencionado que por volta da década de 1920, na famosa rádio social do Rio de Janeiro, faziam-se programas de literatura infantil, radiotelegrafia, telefonia de línguas, Entre outras atividades, além disso, no início da década de 1970 e durante a ditadura civil militar (1964-1985), um programa denominado Projeto Minerval tinha como objetivo a formação de adultos por meio das chamadas “aulas por rádio”  (CASTRO, 2007).

Portanto, outro conceito de educação a distância se popularizou devido aos seguintes fatos de alguns projetos educacionais migrarem do rádio para televisão (TV) aberta. Essa tendência é motivada pelos interesses das elites políticas e econômicas do país, especialmente porque, cada vez mais, tornou-se necessário o letramento, alfabetização e também os conhecimentos matemáticos mais simples por parte dos trabalhadores. Além das aulas explicativas na TV, havia o acompanhamento por fascículos que eram comercializados em bancas de jornal. Embora essa intenção seja avaliada como uma estratégia burguesa, é preciso reconhecer os benefícios para aqueles que, por diversos motivos, não tiveram acesso à educação de maneira regular (SANTOS, 2014).

Nesse contexto amplo, a educação a distância passou a ser vista como uma abordagem alternativa, principalmente para a classe trabalhadora no Brasil. Vale ressaltar que todas essas experiências citadas são fundamentais e reconhecidas como referência para o aprimoramento dos conteúdos corporificados na educação a distância (EaD) no mundo moderno (SANTOS, 2014).

Hoje em dia, as pessoas consideram o desenvolvimento da tecnologia e da educação representativo, mesmo porque cerca de 70% da população brasileira tem acesso à Internet, esse número ainda é crescente para criar uma forma cada vez mais favorável à educação a distância (TIC EDUCAÇÃO, 2019).

Muitas dessas pessoas se interessam por esse tipo de ensino porque é uma possibilidade de aprendizagem, portanto, EaD é apresentado pela sua capacidade de alcance, pois está em quase todos os níveis de ensino – fundamental e médio, técnico, graduação e pós-graduação –, existem até alguns cursos e instituições que utilizam apenas a modalidade remota ou parte da modalidade remota, o mais relevante pode ser a Universidade Aberta do Brasil (UAB) de nível nacional. No entanto, existem várias instituições que oferecem cursos de graduação, pós-graduação, suplementos didáticos, cursos de ensino fundamental e médio, e cursos técnicos e de aprendizagem à distância (TIC EDUCAÇÃO, 2019).



4 Referências Bibliográficas


Castro, M. P. (2007). O Projeto Minerva e o desafio de ensinar matemática via rádio. 105f. Dissertação (Mestrado profissional em Ensino de Matemática).

Santos, C. F. R. (2014). Tecnologias da Informação e Comunicação.

Educação, T. (2019). Pesquisa sobre o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas escolas brasileiras em 2018.


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