1. Proporção direta


Imaginemos duas grandezas que estejam relacionadas de tal maneira que, dobrando-se o valor de uma delas, o valor da outra também dobra; triplicando-se a primeira, a outra também fica multiplicada por três; reduzindo-se uma à metade, a outra também se reduz à metade; dividindo-se uma por três, a outra também fica dividida por três e assim por diante.

Nesse caso, dizemos que existe entre essas duas grandezas uma proporção direta ou que uma delas é proporcional (ou diretamente proporcional) à outra.

Chamando uma das grandezas de y e a outra de x, escrevemos:


y=kx
k é uma constante diferente de zero.

As expressões y é proporcional a x e y é diretamente proporcional a x são equivalentes.

Exemplo

V1 = 1 litro de água m1 = 1 quilograma de água


V2 = 2 litros de água m2 = 2 quilogramas de água
Podemos relacionar matematicamente essas grandezas pela expressão: (constante não nula).
No caso, a constante (razão entre a massa e o volume) recebe o nome de densidade da água.

2. Proporção inversa


Imaginemos que um carro em uma primeira viagem entre duas cidades, A e B, tem uma velocidade média de 50km/h e faz o trajeto em um intervalo de tempo de 6h.
Se o carro fizer uma segunda viagem entre as cidades A e B com uma velocidade média de 100km/h, o tempo gasto na viagem será de 3h. Se o carro fizer uma terceira viagem entre as cidades A e B com uma velocidade média de 150km/h, o tempo gasto na viagem será de 2h.
V1 = 50km/h  T1 = 6h
V2 = 100km/h T2 = 3h
V3 = 150km/h T3 = 2h

Nesse caso, dizemos que existe entre a velocidade média e o tempo gasto na viagem uma proporção inversa ou que a velocidade média é inversamente proporcional ao tempo gasto.
Podemos, então, escrever:

k é uma constante não nula.
No caso, a constante k = Vm . T (produto da velocidade média pelo tempo) corresponde à distância percorrida pelo carro entre as cidades A e B.

Exercícios Propostos

a)   
                  
 b)    
                
c)    
              
d)    
            
 e)

3. (UEAP – MODELO ENEM) – A prática de exercícios físicos tornou-se uma rotina comum e saudável na sociedade moderna, ainda que muitas pessoas gastem energia nos locais de trabalho e em atividades da vida diária. Associada a essa prática, desenvolvida principalmente nas academias, intensificou-se o consumo do açaí como bebida energética, uma vez que cada 100 gramas de polpa possui cerca de 250 calorias.A estimativa da energia consumida durante uma caminhada é feita considerando-se a velocidade empregada, a distância e a massa do indivíduo. A uma velocidade com módulo entre 50 e 100 metros por minuto, ou de 3km/h a 6km/h, deverá ocorrer uma demanda energética de, aproximadamente, 0,6 caloria por quilômetro percorrido por quilograma de massa corporal. Matematicamente, o cálculo é o seguinte:
E = 0,6 . d . m
E = energia consumida em calorias
d = distância percorrida em km
m = massa da pessoa em kg
Considere uma caminhada de 5km feita por uma pessoa de 60kg, com velocidade de módulo 5km/h. Para suprir a energia gasta, que quantidade de açaí essa pessoa precisará ingerir, aproximadamente?

a) 100g                    b) 93g                  c) 87g                 d) 72g                     
e) 64g



 A expressão que traduz a resistência S dessa viga de madeira é:

  
a)

b)

c)

d)

e)


Gabarito

1. RESOLUÇÃO:
A função inversamente proporcional é do tipo:
k = constante
Resposta: B
2. RESOLUÇÃO:
Proporcionalidade direta:
2kg ............. 5 gotas
m ............. 30 gotas
m = 12kg
Resposta: A
3. RESOLUÇÃO:
E = 0,6 . 5 . 60 (cal) = 180 cal
Proporcionalidade direta:
100g ................... 250 cal
m ................... 180 cal
m = 72g
Resposta: D
4. RESOLUÇÃO:
Seja S a resistência mecânica da viga e k a sua constante de proporcionalidade. Como S é diretamente proporcional a b, diretamente proporcional ao quadrado de d e inversamente proporcional ao quadrado de x, temos:
Resposta: A


POSTAR UM COMENTÁRIO

Postagem Anterior Próxima Postagem