Velocidade Escalar
1. Velocidade Escalar Média
A palavra escalar significa apenas que não há envolvimento de direção; escalar é o oposto da expressão vetorial.
Sejam:
P1 = posição no instante t1, definida pelo espaço s1.
P2 = posição no instante t2, definida pelo espaço s2.
s = s2 – s1 = variação de espaço.
t = t2 – t1 = intervalo de tempo.
Define-se velocidade escalar média (Vm), entre os instantes t1 e t2 (ou entre as posições P1 e P2), pela relação:
Vm = = |
Notas
(1) O valor absoluto de s só representa a distância que o móvel percorreu, se o móvel não inverter o sentido de seu movimento.
(2) Se o móvel avançar e, em seguida, recuar, voltando ao ponto de partida, seguindo a mesma trajetória, então s = 0 e Vm = 0.
(3) Se o móvel voltar ao ponto departida, através de uma trajetória fechada, sem inverter o sentido de seu movimento, então Ds não será nulo, e sim igual à distância percorrida. Se, por exemplo, a trajetória fechada for uma circunferência, percorrida sempre no mesmo sentido, ao completar uma volta teremos s = 2πR em que R é o raio da circunferência descrita.
(4) A velocidade escalar média traduz a velocidade escalar constante que o móvel deveria ter para partir da mesma posição inicial e chegar à mesma posição final, no mesmo intervalo de tempo Dt, com o mesmo deslocamento escalar.
2. Unidades de Velocidade
• No Sistema Internacional, temos:
u(L) = metro (m)
u(T) = segundo (s)
u(V) = = m . s-1 |
• No Sistema CGS (centímetro-grama-segundo), temos:
u(L) = centímetro (cm)
u(T) = segundo (s)
u(V) = = cm . s-1 |
• Unidade prática:
u(L) = quilômetro (km)
u(T) = hora (h)
u(V) = = km . h-1 |
• Relações:
1 = = |
1 = 102 = |
3. Equação Dimensional da Velocidade
Na Cinemática, adotamos como grandezas fundamentais o comprimento (L) e o tempo (T).
Qualquer grandeza da Cinemática pode ser escrita em função de L e T.
Denomina-se equação dimensional de uma grandeza cinemática G a sua expressão em função das grandezas fundamentais L e T.
A equação dimensional é simbolizada por um colchete.
[G] lê-se: equação dimensional de G.
Sendo [ G ] = Lx Ty, os expoentes x e y são chamados de dimensões de G em relação a L e a T, respectivamente.
A velocidade tem equação dimensional dada por:
[V] = [V] = |
[V] = LT–1 |
As dimensões da velocidade são: 1 em relação ao comprimento e –1 em relação ao tempo.
4. Velocidade Escalar Instantânea
A velocidade escalar instantânea traduz a rapidez de movimento, isto é, a rapidez com que a posição (espaço) varia no decurso do tempo.
Uma grande velocidade escalar significa movimento rápido, pequena velocidade escalar significa movimento lento e velocidade escalar nula significa que não há movimento.
Admitamos que se pretenda calcular a velocidade escalar de um móvel, em um instante t, em que ele passa por uma posição P de sua trajetória.
Para tanto, calculamos sua velocidade escalar média entre a posição P (instante t) e a posição P’ (instantet + Dt).
Se fizermos o intervalo de tempo Dt ir diminuindo e tendendo a zero (t ® 0), o valor da velocidade escalar média vai tender para o valor da velocidade escalar no instante t, isto é:
A velocidade escalar instantânea é o limite para onde tende a velocidade escalar média, quando o intervalo de tempo considerado tende a zero.
V = lim Vm = lim t 0 t 0 |
O cálculo desse limite é uma função matemática chamada derivação.
Escreve-se V = e lê-se:
A velocidade escalar é a derivada do espaço em relação ao tempo.
5. Derivada de uma Função Polinomial
Calculemos, em um caso particular, a derivada de uma função polinomial para, por meio de uma indução vulgar, apresentarmos a regra geral para a derivação de uma função polinomial de grau n.
Consideremos a função horária dos espaços:
s = 2,0 t2 + 8,0t + 2,0 (SI)
Em um instante t, o espaço vale s.
Em um instante t’ = t + Dt, o espaço vale s’.
Calculemos a velocidade escalar média entre os instantes t e t’:
s’ = 2,0 (t + t)2 + 8,0(t + t) + 2,0
s’ = 2,0t2 + 4,0t t + 2,0 (t)2 + 8,0t + 8,0 t + 2,0
s’ = 2,0t2 + (4,0t + 8,0) t + 2,0 (t)2 + 8,0t + 2,0
s = s’ – s = (4,0t + 8,0) t + 2,0 (t)2
Vm = = 4,0t + 8,0 + 2,0 t
Quando t tende a zero, o resultado é:
V = 4,0t + 8,0 (SI) |
Portanto:
1) a derivada de 2,0t2 é 4,0t;
2) a derivada de 8,0t é 8,0;
3) a derivada de uma constante (2,0) é zero.
Por meio de uma indução vulgar, concluímos:
1) a derivada de atn é natn – 1 (com a e n constantes);
2) a derivada de bt é b (com b constante);
3) a derivada de qualquer constante é nula.
Assim, para s = atn + bt + c com a, b, c e n constantes, temos:
V = = n a tn-1 + b |
6. Exemplos
(I) s = 5,0t3 + 8,0t2 – 9,0t + 10,0 (SI)
V = = 15,0t2 + 16,0t – 9,0 (SI)
(II) s = – 3,0t2 + 1,0t – 8,0 (SI)
V = = – 6,0t + 1,0 (SI)
(III) s = – 4,0 + 2,0t (SI)
V = = 2,0m/s (constante)
Exercícios Propostos
1. (UNICAMP-2019-MODELO ENEM) – Aviões de grande porte que executam voos comerciais costumam dispor de uma série de monitores nos quais são projetados programas para o entretenimento dos passageiros. Em certa fase do percurso é comum aparecerem no monitor informações como tempo de voo até o destino, velocidade do avião em relação ao solo, distância até o destino, etc.
O quadro abaixo apresenta algumas dessas informações em certo instante do voo de uma aeronave.
Tempo de voo até o destino: 2h45minDistância até o destino: 2200km
Analisando-se o monitor e conside rando-se que o avião irá se deslocar em linha reta até o destino, determine qual é o módulo da velocidade escalar média da aeronave.
a) 538km/h
b) 800km/h
c) 898km/h
d) 900km/h
e) 1100km/h
2. (VUNESP-UNICASTELO-2018-MODELO ENEM) – Um carro de competição percorre metade de um circuito com velocidade escalar média de 200km/h. Na segunda metade do circuito, o desempenho do carro melhora e sua velocidade escalar média passa a ser 300km/h. A velocidade escalar média desse carro quando ele completa todo o circuito é de
a) 220km/h
b) 225km/h
c) 230km/h
d) 240km/h
e) 275km/h
3. Os congestionamentos de trânsito constituem um problema que aflige, todos os dias, milhares de motoristas brasileiros. O gráfico ilustra a situação, representando, ao longo de um intervalo definido de tempo, a variação da velocidade escalar de um veículo durante um congestionamento.
Quantos minutos o veículo permaneceu imóvel ao longo do intervalo de tempo total analisado?
a) 4,0
b) 3,0
c) 2,0
d) 1,0
e) 0
4. Um projétil é lançado verticalmente para cima, a partir do solo terrestre, e sua altura h, relativa do solo, varia com o tempo t conforme a relação:
h = 20,0t – 5,0t2 (SI) |
Determine:
a) o instante T em que o projétil atinge o ponto mais alto de sua trajetória.
b) a altura máxima H atingida pelo projétil.
c) os instantes t1 e t2 em que o projétil passa pela altura h = 15,0m.
Gabarito – Velocidade Escalar Média
1. RESOLUÇÃO:
2. RESOLUÇÃO:
Resposta: D
3. RESOLUÇÃO:
O veículo permaneceu imóvel (velocidade escalar = 0) no intervalo de tempo, em minutos, [de 6,0 a 8,0]. Assim, o tempo em que ele permaneceu imóvel é 2,0 minutos.
Resposta: C
4. RESOLUÇÃO:
a) No ponto mais alto a velocidade é nula.
V = = 20,0 – 10,0t (SI)
0 = 20,0 – 10,0T T = 2,0s
b) t = T = 2,0s h = H
H = 20,0 . 2,0 – 5,0 (2,0)2 (m) H = 20,0m
c) 15,0 = 20,0t – 5,0t2
5,0t2 – 20,0 t + 15,0 = 0
1,0t2 – 4,0t + 3,0 = 0
Respostas: a) T = 2,0s
b) H = 20,0m
c) t1 = 1,0s e t2 = 3,0s
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