Vetores
1. Grandezas Escalares e Vetoriais
As grandezas físicas podem ser classificadas em dois grupos: as grandezas escalares e as grandezas vetoriais.
Uma grandeza é escalar quando tem apenas intensidade, isto é, fica perfeitamente definida e caracterizada pelo seu valor numérico, definido por um número real e uma unidade.
Ex.: comprimento, área, volume, densidade, massa, tempo, energia, pressão, potência etc.
Assim, quando dizemos que amassa de uma pessoa vale 50kg, esgotamos o assunto, não cabendo mais nenhuma indagação sobre amassa.
Uma grandeza é vetorial quando exige, para sua completa caracterização, além de sua intensidade, a sua orientação, isto é, a sua direção e sentido.
Ex.: velocidade , aceleração , força , impulso , quantidade de movimento , vetor campo elétrico , vetor indução magnética .
Para caracterizar o efeito da aceleração da gravidade, por exemplo, devemos informar que sua intensidade vale 9,8 m/s2, sua direção é vertical e seu sentido é dirigido para baixo.
Nota: É fundamental a distinção entre direção e sentido.
Direção é a propriedade comum a retas paralelas, isto é, retas paralelas têm a mesma direção.
O sentido é a orientação sobre uma direção.
Assim, falamos em: direção vertical, sentido para baixo ou para cima; direção horizontal, sentido para direita ou para esquerda.
Dois carros em uma mesma rua reta, vindo um de encontro ao outro, caminham na mesma direção e com sentidos opostos.
2. Aspecto Escalar e Vetorial
Existem grandezas físicas, como a velocidade e a aceleração, que, conforme o estudo que se faça, interessa serem observadas em seu aspecto escalar ou em seu aspecto vetorial.
Quando o movimento é estudado independentemente da trajetória, não há envolvimento do conceito de direção e, então, é relevante apenas o aspecto escalar e falamos em velocidade escalar (V) e aceleração escalar (g).
Quando a trajetória é relevante em nosso estudo, o conceito de direção torna-se fundamental e, então, destacamos o aspecto vetorial e falamos em velocidade vetorial e aceleração vetorial .
Já adiantamos que a velocidade vetorial e a velocidade escalar (V) têm valores instantâneos com intensidades iguais , porém a aceleração vetorial e a aceleração escalar (g) somente terão valores instantâneos com intensidades iguais quando a trajetória for retilínea ou quando a velocidade for nula ou ainda no ponto de inflexão de uma trajetória curva.
3. Vetores
Para estudar as grandezas escalares, usamos o conjunto dos números.
Para estudar as grandezas vetoriais, necessitamos de outro conjunto cujos elementos envolvam os conceitos de módulo (ou valor numérico), direção e sentido. Tais elementos são chamados de vetores.
Assim, um vetor é uma associação de três atributos: módulo, direção e sentido.
Dois vetores são iguais quando tiverem o mesmo módulo, a mesma direção e o mesmo sentido.
Um vetor é constante quando tiver módulo constante, direção constante e sentido constante.
O vetor é simbolizado geometricamente por um segmento de reta orientado; a direção e o sentido do segmento orientado são os mesmos da grandeza vetorial, e a medida do segmento orientado é proporcional à intensidade da grandeza vetorial.
: força horizontal dirigida para a direita.
: força vertical dirigida para cima.
|1| = 2 |2| |
4. Soma de Vetores
Consideremos duas grandezas vetoriais representadas pelos vetores e .
Para somar as grandezas vetoriais, devemos somar os vetores e e obter o vetor soma ou resultante .
A soma de vetores é feita pela regra do paralelogramo e o vetor soma ou resultante tem módulo calculado pela aplicação da lei dos cossenos no triângulo OAC, da figura adiante.
Em particular:
• Quando = 0, temos:
e o vetor resultante tem módulo máximo.
• Quando a = 180°, temos:
, supondo , e o vetor resultante tem módulo mínimo.
• Quando = 90°, o cálculo de || recai no Teorema de Pitágoras.
Do exposto, concluímos que, para qualquer valor de , com , temos:
Se || =10,0N e || =8,0N, então:Exemplificando
Para somarmos vários vetores, é mais simples usar a regra do polígono.5. Soma de n Vetores
Escolhemos um ponto qualquer (O) para começar o polígono. A partir de O, colocamos o vetor que representa ; a partir da extremidade A desse vetor, colocamos o vetor que representa ; a partir da extremidade B desse vetor, colocamos o vetor que representa ; e assim sucessivamente. O vetor soma é o vetor que fecha o polígono, isto é, sua origem é o ponto O e sua extremidade é a extremidade do último vetor representado.
= 1 + 2 + 3 + 4 |
6. Soma Nula
Consideremos n vetores , , , …, cuja soma seja nula.
Se usarmos o método do polígono, a condição de soma nula implica que o polígono de vetores seja fechado.
Um caso importante, na Estática, é a condição de equilíbrio de um ponto material: a soma de todas as forças atuantes é nula e, por isso, o polígono de forças deve ser fechado.
Para o caso particular de três forças, com direções diferentes, teremos, por exemplo:
Observe que: para o equilíbrio de um ponto material sob ação de três forças, a condição de polígono de forças fechado (triângulo) implica que as três forças sejam coplanares.
7. Produto de um Escalar por um Vetor
Consideremos uma grandeza escalar e e uma grandeza vetorial .
O produto e tem como resulta do uma grandeza vetorial = e com as seguintes características:
• || = |e| . ||
• direção: a mesma de
• sentido: depende do sinal de e:
e > 0: mesmo sentido de
e < 0: sentido oposto ao de
8. Vetor Oposto
Dois vetores são opostos quando têm mesmo módulo, mesma direção e sentidos opostos.
A soma de vetores opostos é o vetor nulo ().
O vetor – é o vetor oposto de , isto é, o vetor – é o produto de por –1.
É usual representarmos um vetor indicando sua extremidade e sua origem, como se segue:
9. Diferença de Vetores
A diferença de vetores – pode ser transformada em uma soma: + (– ), isto é, para subtrairmos um vetor de um vetor , basta somarmos com o oposto de .
Representando e com a mesma origem, o vetor = – é representado, geometricamente, pelo segmento orientado que vai da extremidade do segmento orientado de para a extremidade do segmento orientado de , como ilustra a figura:
Para e , formando um ângulo a genérico e aplicando a lei dos cossenos, obtemos o módulo de .
10. Decomposição de um Vetor em Duas Direções Perpendiculares
Seja o vetor inclinado de a em relação ao eixo Ox e inclinado de b em relação ao eixo Oy.
x = componente de segundo Ox.
y = componente de segundo Oy.
Da figura, temos:
sen a = ; cos a =
sen b = ; cos b =
Portanto:
11. Versor
Denomina-se versor um vetor unitário (módulo igual à unidade) usa do para definir uma direção e sentido.
= versor do eixo Ox
= versor do eixo Oy
O vetor pode ser representado como se segue:
= x + y = Vx + Vy
O módulo de é obtido por Pitágoras:
O uso de versores é útil no caso e soma ou subtração de vetores.
A título de exemplo, consideremos os vetores 1 e 2 indicados e mescala, na figura acima.
Adotando os versores e assinalados, temos:
2 = 5,0 + 7,0 (cm/s)
1 = -2,0 + 7,0 (cm/s)
2 + 1= 3,0 + 14,0 (cm/s)
2 - 1 = 7,0 (cm/s)
Exercícios Propostos
1. (UNIFOR-CE-MODELO ENEM) – Grandezas físicas são aquelas que podem ser medidas, ou seja, que descrevem quantitativamente a propriedade observada no estudo do fenômeno físico. Em estudos físicos, elas se apresentam nas formas vetoriais ou escalares. Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa que apresenta apenas grandezas vetoriais.
a) Força, tempo, trabalho e massa.
b) Energia, área, campo elétrico e volume.
c) Volume, pressão, energia e temperatura.
d) Velocidade, aceleração, força e campo elétrico.
e) Aceleração, área, velocidade e pressão.
2. (VUNESP-UNIMES-MODELO ENEM) – A figura mostra a vista aérea de um navio de carga e dois rebocadores, que o manobram conjuntamente, atados por cabos no mesmo ponto da proa do navio.
Os rebocadores A e B exercem forças de intensidades iguais a 8,0 . 104N e 6,0 . 104N, respectivamente. A ação conjunta dos rebocadores corresponde a uma força resultante de intensidade, em newtons, de
a) 5,0 . 104
b) 1,0 . 105
c) 1,4 . 105
d) 2,5 . 105
e) 2,8 . 105
3. (UFPI-MODELO ENEM) – As formigas costumam trabalhar em grupo. Considere que a figura abaixo represente um grupo de formigas carregando uma folha e que as forças mostradas, exercidas pelas formigas sobre a folha, sejam coplanares e de mesmo módulo F.
A folha parte do repouso.
É correto afirmar que a folha
a) encontra-se em equilíbrio.
b) desloca-se para a esquerda sob a ação de uma força resultante de módulo 2F.
c) desloca-se para a esquerda sob a ação de uma força resultante de módulo F.
d) desloca-se para cima sob a ação de uma força resultante de módulo F.
e) desloca-se para cima sob a ação de uma força resultante de módulo 1,5F.
4. (ETEC-MODELO ENEM) – O Exército Brasileiro possui unidades em todos os estados da federação, podendo realizar, por via aérea, o transporte de soldados ou equipamentos de um local a outro país.
Figura 1 |
Figura 2 |
Nas figuras 1 e 2 foram traçadas malhas quadriculadas idênticas. Sobre a malha quadriculada da figura 1, está desenhado o mapa do Brasil. Na malha quadriculada da figura 2, estão representados os possíveis vetores deslocamentos a serem realizados.
Suponha que uma aeronave decole do ponto destacado na figura 1 pelo símbolo situado na divisa entre o Mato Grosso do Sul e o Paraná, e siga sucessivamente os deslocamentos indicados pelos vetores , , e , nessa ordem.
Completado o plano de voo, a aeronave estará sobre o estado
a) da Bahia.
b) de São Paulo.
c) de Tocantins.
d) de Minas Gerais.
e) do Rio Grande do Sul.
Gabarito
1. RESOLUÇÃO:
Grandezas vetoriais:
a) deslocamento
b) velocidade
c) aceleração
d) Força
e) Impulso = Dt
f) Quantidade de movimento: = m
g) Campo elétrico:
h) Campo magnético:
Resposta: D
2. RESOLUÇÃO:
3. RESOLUÇÃO:
Na direção Y: FY = F + F cos 30° – F cos 30° = F
Na direção X: FX = F – F cos 60° – F cos 60° = 0
Resposta: D
4. RESOLUÇÃO:
= 4; = – 2
= 3 – 3; = 1 + 1
= + + + = 2 + 2
Resposta: A
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